Quem somos?

Finalidade

O Senado, desde 2013, tem como objetivo responder à sensação disseminada de que a política se encontra degradada, à preocupação perante a perda de qualidade intelectual e humana dos vários agentes políticos, às crescentes taxas de abstenção, ao afastamento dos jovens da política, à multiplicação dos casos de corrupção e à falta de seriedade no debate público.

Formação

Apostamos na formação como chave para potenciar políticos de maior qualidade, que possam tornar-se mais aptos a servir o bem-comum acima de interesses privados. Nesse sentido, o grupo procura atuar sobre dois eixos: por um lado, dar ferramentas formativas àqueles que já demonstrem vontade de intervenção cívica; por outro lado, incentivar a uma maior participação política daqueles que demonstrem distinguir-se pela sua notoriedade profissional, ética e intelectual.

Ação

A principal atividade do Senado consiste na realização de jantares quinzenais, onde são convidados oradores externos, como políticos, académicos e jornalistas, que possam contribuir para refletir e aprofundar sobre temas políticos, éticos e filosóficos. O Senado disponibiliza também ferramentas de formação fora dos jantares, como sugestões de leitura, filmes e propostas culturais.

Pluralidade

No Senado, contamos com uma grande diversidade partidária, ideológica, cultural e religiosa. Cada membro é livre e responsável pela sua atividade política, unindo-nos a preocupação com a revitalização da política nacional.

Estrutura

Neste caminho que temos feito, contamos mais de 600 jantares, 200 oradores e cerca de 200 membros entre os 18 e os 35 anos de idade.

O Senado tem relações de colaboração com instituições como a SEDES e a presidência da República Portuguesa.

Scroll to Top